
23 de setembro, de 2023 | 07:00
Calor é oportunidade para alguns setores faturarem mais
Divulgação/ Sorvelan
Nos dias mais quentes, muitos brasileiros acabam recorrendo ao sorvete para amenizar o calorão
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do Aço 
Uma onda de calor, anunciada no início da semana, já atinge algumas partes do país. No Vale do Aço, conforme informou o Diário do Aço, os dias devem ficar mais quentes a partir da próxima semana. E, com as temperaturas lá em cima, a população logo providencia alguma maneira de se refrescar, cada um recorre ao que pode. Uma saída encontrada é o consumo de alimentos mais gelados, como o picolé, sorvete e açaí.
A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) espera o crescimento de 30% nas vendas de sorvete, em relação ao inverno, que terminou às 3h50 deste sábado (23). O incremento de 30% já está ocorrendo por conta do calor e deverá se manter durante a primavera. E, com a chegada do verão, deverá ocorrer um novo crescimento, cujo percentual ainda não temos”, informou a assessoria de comunicação.
A expectativa da ABIS é positiva. É bem provável que o aumento das vendas nesse período seja excepcional. O brasileiro tem como hábito tomar sorvete no calor. O calor é um divisor de águas no sentido positivo da palavra. Historicamente o consumo de sorvete cresce com o calor no Brasil”, salientou.
Otimismo
No bairro Veneza I, em Ipatinga, o proprietário da Sorvelan, que produz picolés e sorvetes está otimista. Já deu uma melhorada. Nossa expectativa é que na próxima semana a gente já dobre a produção”, disse Wanderley José de Oliveira. Com uma experiência no segmento da produção e venda de sorvetes há mais de 25 anos, ele afirma que os dias de calorão contribuem para o bom resultado nas vendas. Para gente que é sorveteiro é muito bom. Dá uma alavancada boa nas vendas”, contou. Atuando com a venda no atacado e no fornecimento para outras sorveterias, o calor é sempre aguardado por ele. Ajuda muito, é a época mais esperada por nós”.
Lazer
Outra opção para aliviar o calorão, especialmente aos fins de semana, são os clubes, hotéis fazenda e parques aquáticos. Há uma boa parcela da população que nesses dias quentes não quer saber de ficar em casa e busca algum lazer para se refrescar. Aconselho aos que realmente quiserem aproveitar essa onda de calor que procurem os clubes aqui próximo, os hotéis fazenda, cachoeiras. Aproveitem isso”, indicou o presidente do Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhorb) do Vale do Aço, Benedito Pacífico da Rocha.
Os bares e restaurantes também são uma alternativa, já que muitos brasileiros gostam amenizar o calor com uma bebida gelada. Aos empresários do nosso setor de bares, restaurantes e lanchonetes, que invistam em drinks refrescantes para essa época. A primavera nossa já é quente, que invistam em drinks, gele bem a sua cerveja, que regule o seu ar-condicionado para que todos possamos transformar isso que, a princípio parece uma ameaça, em grande oportunidade”, orientou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]